Missão Especial (Uma Viagem Inesperada – 2004)

Publicado em:

O filme “Uma viagem inesperada – missão especial” é um drama norte-americano lançado em 2004 e dirigido por Gregg Champion. Baseado em eventos reais, ele narra a história de Corrine (interpretada por Mary Louise Parker), uma mãe de gêmeos idênticos de cinco anos, Steven (interpretado por Zac Efron) e Phillip (interpretado por Thomas Lewis), que foram diagnosticados com autismo. Inicialmente, Corrine não consegue compreender os comportamentos de seus filhos, apenas percebendo que algo está diferente. Ela leva os meninos a vários médicos que eventualmente identificam os traços do autismo. Inicialmente, Corrine fica abalada ao receber a notícia de que seus dois filhos são autistas.

Em seguida, ela compartilha a notícia com seu marido, que se revela incapaz de lidar com a situação. Isso leva Corrine a abandoná-lo e a criar os meninos sozinha. Ela decide proporcionar uma vida normal para seus filhos, contratando uma babá, conseguindo emprego e matriculando os meninos em uma escola, sem revelar o diagnóstico de autismo. No entanto, o comportamento peculiar das crianças leva os professores a interpretar mal a situação e acusar Corrine de maus-tratos. Quando ela finalmente revela a verdade, é instruída a encontrar outra escola.

Corrine luta pelos direitos de seus filhos, confrontando a direção da escola. Eles decidem utilizar um recurso do estado, enviando um professor de educação especial para ajudar as crianças a se integrarem em salas de aula regulares. Com o apoio desse professor, as crianças fazem progressos significativos. Uma década depois, os irmãos enfrentam os desafios do ensino médio enquanto lidam com as pressões sociais e suas próprias limitações.

Ao longo do filme, a família enfrenta inúmeros obstáculos e supera o preconceito da sociedade, demonstrando as habilidades de cada membro. Cada um dos filhos revela interesses e talentos diferentes: Steven se junta a uma equipe de corrida cross country, enquanto Phillip é introduzido à música por Doug Thomas (interpretado por Aidan Quinn), que se torna um membro generoso e atencioso da família. Doug compartilha suas próprias lutas, solidificando ainda mais os laços familiares.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pelo DSM-5 por um déficit persistente na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos. Suas características incluem dificuldades na reciprocidade socioemocional, desafios na comunicação não verbal e comportamentos restritos e repetitivos, com sensibilidades sensoriais. O diagnóstico é feito por meio de observação clínica e consideração das características presentes desde a infância, afetando o funcionamento diário. O autismo é agora compreendido como um continuum de manifestações variadas, com diferente níveis de gravidade, exigindo acompanhamento e intervenção individualizada.

Assista o filme completo no Youtube

O filme destaca a importância do diagnóstico precoce e da intervenção, bem como a necessidade de adaptar o ensino para atender às necessidades individuais das pessoas com TEA. O planejamento de ensino individualizado (PEI) é mencionado como uma abordagem que personaliza o processo de ensino para cada indivíduo, levando em consideração seus interesses, habilidades e necessidades. Periodicamente revisado e adaptado, o PEI facilita o processo de aprendizado, respeitando as singularidades e contribuindo para o desenvolvimento pleno do educando, como exemplificado no filme, onde os irmãos recebem apoio próximo às suas necessidades e interesses específicos.

Cadastre-se e receba todas as

Notícias e Atualizações em seu e-mail.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário