Essa é uma questão que divide opiniões em muitos países, especialmente no Brasil, onde a data não faz parte da cultura tradicional. Alguns argumentam que o Halloween é uma festa pagã, que promove o ocultismo e a violência, e que não tem nada a ver com a identidade nacional. Outros defendem que o Halloween é uma forma de diversão, de expressão artística e de intercâmbio cultural, e que não há mal nenhum em participar de uma brincadeira inocente. Quem está certo?
Vamos entender a origem do Dia das Bruxas:
A origem do Halloween, conhecido também como “Dia das Bruxas” é bastante remota. Referências indicam que esta festa começou há mais de 1.900 anos, em partes da Inglaterra, Irlanda e norte da França. Era uma celebração celta do ano novo, chamado Samhain, que ocorria em novembro, na véspera do dia de todos os Santos e Finados.
Os druidas celtas a reverenciavam como o maior feriado do ano e diziam que neste dia havia um momento em que as almas das pessoas já falecidas, supostamente, poderiam misturar-se com as pessoas vivas, onde fogueiras eram acesas para espantar os mortos.
Ao longo da história acreditou-se que a origem do nome halloween tinha relações com o nome dado às guardiãs femininas do saber oculto, das terras do norte da Europa.
Atualmente esta origem já não é mais nem lembrada, mais continua sendo uma comemoração que não tem cunho religioso e nem cultural em nosso país. É uma “festa” importada que nada tem a ver com a nossa cultura e muito menos nada tem a ver com religiosidade ou mesmo com a fé.
Conclusão:
Não daremos uma resposta definitiva para essa pergunta, pois cada um tem o direito de escolher como quer celebrar ou não o Halloween, de acordo com seus valores, crenças e preferências. O importante é respeitar a opinião alheia e não impor a sua visão sobre os outros. Nosso posicionamento esta alinhado ao desenvolvimento saúdavel das crianças, e também pelo fato de o Dia das Bruxas não fazer parte de nossa cultura, deste modo optamos por não festejar ou celebrar esta data ou quaisquer simbolos que a representem.
Contudo, de forma muito criativa e divertida, adaptamos, o dia de ação de graças (thanksgiving), observado como um dia de gratidão e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Desta forma, trabalhamos o desemvolvimento social como a finalidade de estimular bons comportamento, para que as crianças tenham momentos felizes.



Junte-se a esse Movimento
Deixe um comentário