a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) disponibiliza a 4ª edição de um documento muito valioso para que tem o autismo em sua vida.
Em 26 de junho de 2025, a subseção de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP) lançou a Cartilha Digital dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), elaborada pelas comissões de Direito Médico e da Saúde; Saúde e Bioética; e Direitos das Pessoas com Deficiência. OAB São Paulo
O documento, apresentado como uma ferramenta de consulta acessível, tem como objetivo levar ao público geral e às famílias informações essenciais sobre o TEA — promovendo a inclusão de pessoas autistas em uma sociedade mais plural, humana e respeitosa.
De acordo com a cartilha, o TEA é definido como “um distúrbio neurológico que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento”, podendo variar muito entre indivíduos e ser diagnosticado em qualquer idade. Stella Prudente, presidente da Comissão de Saúde e Bioética, destaca que o material busca ajudar pais e responsáveis a compreender as necessidades dos filhos, tomar decisões informadas e localizar recursos e serviços disponíveis — além de orientar sobre situações do cotidiano.
Para a presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde, Daniella Bordinhom, a cartilha também reforça a importância de que, junto ao diagnóstico, sejam disponibilizadas orientações sobre os direitos da pessoa com TEA, considerada legalmente como pessoa com deficiência. A publicação cita, por exemplo, a utilidade da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), que garante benefícios como meia-entrada em eventos culturais para pessoas autistas e seus acompanhantes.
O material se propõe a servir não apenas como guia de direitos para quem está no espectro, mas também como instrumento de sensibilização da sociedade — indicando os direitos relacionados a saúde, educação, transporte, segurança e inclusão social. Entre os temas abordados estão: CIPTEA; cobertura de planos de saúde; locomoção; redução de carga horária para pais servidores públicos; participação de pessoas com TEA em concursos públicos; benefícios assistenciais (BPC/LOAS); direitos educacionais; e isenções tributárias em âmbito estadual e municipal.
Referência: OAB SP. OAB Santos lança Cartilha Digital dos Direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Jornal da Advocacia, 26 jun. 2025. OAB São Paulo
OAB Santos – Gestão 2025–2027
Diretoria
- Presidente: Raphael Meirelles de Paula Alcebo
- Vice-Presidente: Daniella Laface Borges Berkowitz
- Secretário-Geral: Leonardo Oliveira Ramos de Araújo
- Secretária-Geral Adjunta: Jackeline Pereira da Silva
- Tesoureiro: Cézar Hyppolito do Rego
Comissão de Direito Médico e da Saúde
Diretoria da Comissão
- Presidente: Danielle Maximovitz Bordinhon
- Vice-Presidente: Carolina Aparecida Galvanese de Sousa
- Secretária: Renata Salgado Leme
Membros Participantes
- Stella Pereira da Cruz Prudente
- Renata Salgado Leme
- Carolina Aparecida Galvanese de Sousa
- Emília de Abreu Antonelli
- Manoel Ricardo de Andrade Sebastião
- Daniela Mello da Silva
- Eliana de Luca Souza Carvalho
Comissão de Saúde e Bioética
- Presidente: Stella Pereira da Cruz Prudente
- Vice-Presidente: Giuliana Raduan Crizol
- Secretária: Renata Elito Jerônimo
Comissão da Pessoa com Deficiência
- Presidente: Cahuê Alonso Talarico
- Vice-Presidente: Roberto Airton Mackevicius Filho
- Secretária: Viviane Oliveira Gouveia


Junte-se a esse Movimento
Deixe um comentário